(94) 99276-1528 Recepção
(94) 99197-7520 Financeiro
(94) 99232-7184 Orçamento
Israel aprova certificado sanitário e Brasil poderá exportar sêmen bovino

O Brasil já pode exportar sêmen bovino congelado para Israel. Segundo o Ministério da Agricultura, o governo de Israel aceitou a proposta de certificado veterinário. O Brasil exporta sêmen bovino para Argentina, Bolívia, Colômbia, Congo, Costa Rica, Equador, Quênia, Panamá, Paraguai, Peru, Emirados Árabes, Uruguai, Tanzânia, com vendas totais de US$ 1,4 milhão, segundo o Ministério.

Conforme o Departamento de Saúde Animal (DSA), apenas este ano foram enviadas a potenciais parceiros comerciais de material genético mais de 60 propostas de certificados veterinários para exportação de embriões e sêmen bovino. Do total, nove foram aceitas. De acordo com o Ministério, além da abertura do mercado israelense para sêmen bovino, nos últimos meses também foram autorizadas as exportações brasileiras de embriões 'in vitro' para o Paraguai e para a Bolívia.

O DSA avalia que o Brasil tem grande potencial de crescimento no segmento. Entre os fatores que contribuem para isso estão os avanços obtidos na última década na implementação do programas sanitários, em especial a ampliação das áreas consideradas livres de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE); ter centrais de coleta e processamento de sêmen bovino com alto nível de tecnificação e de biosseguridade; e dispor de bovinos de origem zebuína e taurina capazes de serem melhoradores de rebanhos voltados a produção de carnes e leite.

Fonte: Globo Rural